Compostagem: Como transformar seu lixo em adubo orgânico

31/10/2017 Dicas comentários
545 visualizações
Imagem do autor Renata Ferreira Neves
Renata Ferreira Neves
Redatora da Agromania

Compostagem é um processo natural em que os micro-organismos, como fungos e bactérias, são responsáveis pela degradação de matéria orgânica. É uma alternativa fácil para reciclar os resíduos gerados na nossa casa, como restos de alimentos, cascas de ovos, de frutas, etc. Como resultado desse processo, podemos utilizar o adubo em nossos jardins e hortas.


Ela vem ganhando bastante importância e espaço até mesmo no mercado lucrativo. As vantagens de realizar este processo refletem para todos, diminuindo o lixo descartado em até 50%, e consequentemente ajuda na redução do acumulo em lixões e aterros. É preciso realizar o processo corretamente, caso contrário, pode atrair insetos como mosquitos, ratos que podem ter doenças e mau cheiro.

compostagem cascas domestico adubo organico
Para fazer uma compostagem não é nada difícil, primeiramente ira precisar de: uma caixa plástica ou um balde de plástico ou até mesmo de metal, segundo passo uma camada de terra até fazer uma cobertura para absorver a umidade, logo após começamos com os restos orgânicos como cascas de ovos, de frutas, resto das refeições. Uma dica é por borra de café para evitar o mau odor, por cima coloque terra, logo após esses passos tampe e espere entre 3 a 5 dias para ter seu adubo orgânico. O composto estará pronto quando apresentar algumas características como coloração preta ou marrom, consistência granulada, sem distinção de restos, cheiro agradável de terra e volume de orgânicos reduzidos à metade.

Tem alguns materiais que não pode ser compostado como fezes de animais, produtos químicos em geral, conteúdo do aspirador, remédios, gorduras, óleos ou graxa. Já os que podem ser utilizados são restos e cascas de frutas, legumes e verduras, saquinho de chá, bagaço de cana, restos ou migalhas de pães ou biscoitos esterco de galinha, gado ou cavalo (animais herbívoros).

como fazer compostagem domestica

 

Comentários
Atendimento Online

Olá, precisa de ajuda?

Ou ligue (47) 3300-0619 e fale com nossos atendentes.