Blog
0
Seu carrinho está vazio :(

Conheça os tipos de grama e suas características

20/09/2021 Dicas
336 visualizações
Imagem do autor Tatiana Luiza Hoeltgebaum
Tatiana Luiza Hoeltgebaum
Redator da Agromania

Se você está pensando em fazer o seu jardim, uma das escolhas mais importantes é escolher a grama que deseja comprar. Por isso é muito importante conhecer as características de cada espécie, entender como funciona o processo de preparo do solo, antes de realizar o plantio. No post de hoje vamos falar sobre os tipos de grama e tirar todas as suas dúvidas sobre a adubação, irrigação e podas.


Tipos de grama

Grama Esmeralda: A grama esmeralda pode ser plantada em qualquer época do ano. Se adapta muito bem em locais com muito sol No preparo do solo é muito importante eliminar entulhos e restos de construção, eliminar inços (retirar uma camada de 10 á 15cm se for necessário) e fazer a colocação de um barro limpo.
Ao contrário de outras culturas, onde o solo pode ser revolvido, corrigido, enriquecido tantas vezes quantas forem necessárias, nos gramados após o plantio não se tem mais acesso à terra, portanto tudo o que for necessário fazer no solo deve ser feito antes do plantio.

grama esmeralda


Grama São Carlos: A grama São Carlos se caracteriza por ter as folhas mais largas e também possuir um rápido crescimento. Permite um corte mais baixo, sem prejudicar a estrutura da grama. Aceita bem o pisoteio é resistente e também prefere locais com a presença de bastante sol para se desenvolver.

grama sao carlos


Mine Grama Preta: A mine grama preta é indicada para locais que não precisam de manutenção podem ser utilizadas, gosta de boa iluminação, mas aceita a meia sombra, evitar locais muito úmidos.
Adubação para Plantio de Grama: O ideal é fazer a adubação três vezes no ano: setembro, novembro e março. A recomendação da Grameira Felippi é: 50 gramas de adubo por m² de adubo NPK da fórmula 13-13-28 ou similar; 300 gramas de calcário por m² de calcário agrícola, 1 Kg de esterco de galinha por m². O adubo, o esterco e o calcário deverão ser incorporados ao solo a uma profundidade de 10 a 15 cm. Uma observação importante é nunca usar esterco de gado, cavalo, ovelhas, pois eles são ricos em sementes de ervas daninhas.

mine grama preta

Grama Preta Alta:  A grama preta alta apresenta baixa manutenção, porém seu crescimento horizontal é rápido, fazendo com que as mudas muitas vezes ultrapassem a área limite, ao qual foram plantadas. Em relação ao clima esse tipo de grama se desenvolve muito bem em áreas quentes com leve umidade.

grama preta alta

Grama Roxa: Se caracteriza pelos pequenos cachos de pequenas flores brancas. Não deve ser plantada em locais que não pegam água da chuva ou locais muito úmido, também deve ser evitada de plantar em áreas de pisoteio. Pode ser planta preferencialmente em locais de meia sobra e que contenha a presença alternada do sol.

Grama Roxa

Ficou em dúvida sobre os tipos de grama? Assista ao vídeo abaixo!

Plantio: O plantio da grama em tapetes é a forma mais rápida e eficiente de se formar um gramado. Após o preparo de solo, adubação, nivelamento final, chegou a hora da colocação da grama. Basta encostar os tapetes um ao lado do outro, cuidando para que não fique frestas, ou que os tapetes se sobreponham (encavalar). Após a colocação, faça uma compactação do gramado usando um socador com um pedaço de tábua embaixo. Assista o vídeo abaixo e veja como prepara o solo, antes de realizar o plantio da grama. 


Adubação Para Manutenção: Todo gramado necessita de adubações periódicas para repor os nutrientes. Recomendamos no mínimo 3 adubações por ano, usando 50 gramas de adubo NPK fórmula 10-10-10 por m² ou similar. A época ideal é nos meses de setembro, novembro e março. O Importante é lembrar que as adubações devem ser feitas com chuva ou irrigação abundante. Outra observação importante é nunca utilizar esterco de gado, cavalo, ovelhas, pois estes são ricos em ervas daninhas. Evite o uso de uréia nas adubações. Se preferir adubo orgânico, use esterco de galinha na proporção de 1 kg por m².

Agromania e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.