Calcário de Conchas influência na Acidez do Solo

25/05/2018 Dicas comentários
3.486 visualizações
Imagem do autor Carlos Vieira
Carlos Vieira
Redator da Agromania

A maior parte da população mundial, não tem o hábito de pesquisar sobre a planta, erva ou árvore antes de plantar. E a grande maioria das plantas tem tolerância a um solo ácido (não germinam ou não se desenvolvem) e para complicar um pouco mais, a grande maioria dos solos Brasileiros são ácidos. Isso faz se tornar importante uma pré-avaliação do solo antes de realizar a semeadura de plantas, sendo que se identificado que o solo está ácido ou básico há possibilidade de correção para que o plantio seja eficiente.


Segundo Fageria e Stone (1999), “Na região tropical da América do Sul, os solos ácidos ocupam 85% da área total”. Então partimos do pressuposto que o solo que pisamos é ácido, mas como confirmar? Para verificação da acidez do solo existem métodos caseiros (menos precisos), através de peagâmetro, onde se consegue observar o valor do PH (sendo abaixo de 7,00 ácido e acima de 7,00 alcalino) e laboratoriais (mais precisos), que através da pesquisa conseguem até demonstrar os elementos químicos presentes no solo.


Supondo que foi realizada uma avaliação do solo e constatou-se que o solo a qual será semeado está com alta acidez e a planta que você deseja semear prefere solos neutros. Então, como se deve fazer para equilibrar o PH deste solo? O meio mais utilizado para equilíbrio de solo ácido é o uso do calcário, sendo que a maioria das pessoas esta acostumada a utilizar o calcário das rochas. No entanto, outra opção é o Calcário de Conchas.
O Calcário de conchas apresenta vantagens em relação ao calcário de rocha, sendo que a principal vantagem é a solubilidade, que é 0,1g/l (em H2O à 25º C), enquanto no calcário de rochas é 0,01 g/l. Isso facilita e acelera a absorção dos elementos químicos na terra obtendo um resultado de maior qualidade em menor tempo, uma vez que o calcário de conchas libera Cálcio prontamente para as plantas. Esses efeitos se devem devido sua composição química que possui maior concentração de óxido de cálcio (CaO), por isso é importante também ler a orientação descrita na embalagem quanto a quantidade de aplicação antes da utilização do produto.

calcario conchas vitaplan caixa novo

Calcário de Conhas

REFERÊNCIA:

CYSY. Perguntas frequentes. Disponível em: <http://www.cysy.com.br/faq>. Acesso em: 19 abr. 2018.
FAGERIA, Nand Kumar; STONE, Luís Fernando. MANEJO DA ACIDEZ DOS SOLOS DE CERRADO E DE VÁRZEA DO BRASIL. Santo Antônio de Goiás-go: Embrapa, 1999. 42 p. P. 8. Disponível em: <https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/26174/1/doc-92.pdf>. Acesso em: 17 abr. 2018.

Comentários