Conheça quais tipos de plantas combinam mais com seu ambiente

12/12/2018 Dicas comentários
661 visualizações
Imagem do autor Bianca Moresco
Bianca Moresco
Redatora da Agromania

PLANTAS PARA SEREM CULTIVADAS EM CASA

Existem algumas espécies de plantas que são excelentes para as áreas internas da cada ou apartamento e ainda decoram esses ambientes. Algumas delas podem ser expostas até ao ar condicionado e precisam de pouquíssimo cuidado.

Conheça algumas delas:

 

 

1-Cróton:

planta para ter em casa croton

Suas folhas grandes e coloridas chamam a atenção de qualquer um.

São bastante utilizadas na ornamentação de ambientes devido ao seu formato diferente e seu brilho. Essa planta pode atingir até três metros de altura. Suas cores e exuberância precisam ser cultivadas com muito sol, por isso tente deixar o vaso sempre perto da janela.

A Cróton não se adapta a locais com ar condicionado e sempre que a for manipular, utilize luvas, pois sua seiva é tóxica e pode provocar irritações na pele.

 

2-Orquídea:

planta para ter em casa orquidea

As orquídeas são as mais utilizadas para embelezar ambientes internos, pois além da sua beleza, ela ainda requer pouco cuidado.

É uma planta bastante delicada e por isso é recomendado ancorar sua haste com um tutor.

Deve ser cultivada à meia sombra, onde sua iluminação será indireta. Ao perceber que suas folham estão escurecendo, é melhor mudar a orquídea de local.

 

3-Palmeira-leque:

planta para ter em casa palmeira leque

Seu cultivo em vasos é ótimo por ter um crescimento lento. Porém ela deverá ser cultivada em grandes ambientes e bem iluminados.

Suas folhas grandes, com pregas e com margem dentada, em um tom de verde expressivo, chamam a atenção.

Para cultivá-la de forma saudável, remova suas folhas secas e velhas e mantenha ela adubada durante o verão. Ela é uma planta que também não se adapta a ar condicionado. Mantenha ela longe de fortes ventos.

 

4- Samambaia:

planta para ter em casa samambaia

Suas folhas longas e pendentes, costumam formar volumosas foiças, que demonstram toda a beleza da sua textura. Para que suas características venham ser melhor aproveitadas, plante-as em vasos suspensos ou em um local mais alto. A iluminação ideal para essas plantas, é a meia sombra. Mantenha elas longe dos ventos, pois são um de seus maiores inimigos, já que acabam queimando as folhas mais jovens.

 

5- Suculentas:

planta para ter em casa suculentas

São pequenas plantas que apresentam raiz, folhas ou talos engrossadas, sendo que essas características permitem o armazenamento de água durante longos períodos. São fáceis de serem cuidadas, sendo que elas “avisam” quando precisam de algo. Preste atenção aos detalhes.

Se as folhas começarem a murchar, aumente de forma gradativa a quantidade de água; se as folhas da base começarem apodrecer, diminua a quantidade de água; se ela ficar fina e perder as folhas, é sinal de que não está recebendo a quantidade necessária de luz. Para elas sobreviverem com saúde, o ideal é permitir que elas recebam pelo menos quatro horas diária de sol. Suculentas são plantas que encantam!

 

6- Iuca:

planta para ter em casa iuca

Folhas longas, rígidas, pontiagudas e com suas bordas serrilhadas, possui aspecto escultural. As folhas mortas podem demorar a cair, formando uma saia sob a copa. Para ela se adaptar melhor ao ambiente interno, ela precisa ser envasada ainda jovem. Elas precisam estar expostas em locais com bastante claridade e ventilação. O excesso de água nessas plantas pode provocar o apodrecimento das raízes.

 

7- Árvore-da-felicidade:

planta para ter em casa arvore felicidade

Harmonia e sorte, é o que acredita quem tem essa planta em casa, porém para isso é preciso ganhar uma de presente. Há também quem acredite que as boas energias são garantidas somente quando plantadas no mesmo vaso a macho e a fêmea. Suas folhas são pequenas, delicadas e de coloração verde-escura. Ficará mais bela e cheia em ambientes bem iluminados.

Ela não se adapta a fumaça de cigarro, ar condicionado ou muito vento.

 

8- Zamioculca:

planta para ter em casa zamioculca

Utilizada para decorar corredores ou ambientes com baixa luminosidade natural, onde outras plantas dificilmente sobreviveriam.

Suas folhas superbrilhantes e coloração verde escuro, se destacam.

Essa espécie se adapta muito bem a ambientes com ar condicionado, porém cuidado com a quantidade de água. É melhor deixá-la passar sede do que regar em excesso.

 

9- Lança-de-São-Jorge:

planta para ter em casa espada sao jorge

Suas folhas em formato cilíndrico, rígidas e verticais, possui um visual bem ornamental. Ela adora ambientes internos à meia sombra, mas também se adapta quando cultivada sob sol pleno e luz difusa. Precisa de pouca água e suporta ambientes com ar condicionado. Suas folhas são pesadas e por isso é recomendado escorá-las com um tutor.

 

10- Peperômia:

planta para ter em casa perperomia

Seu aspecto é delicado e sua folhagem pendente. Suas folhas são suculentas e possuem formato de coração. As peperômias são ótimas para plantio em jardins verticais ou vasos suspensos. Deve ser cultivada à meia-sombra e aguenta sem maiores problemas a iluminação com luz florescente, sendo uma ótima opção para escritórios.

 

 

11- Ciclanto:

planta para ter em casa ciclanto

Suas folhas são exuberantes, grandes, largas e com aspecto amassado, já seu caule é quase inexistente. Sem precisar de vasos muito fundos, elas são ideais para ambientes internos à meia sombra. A umidade é essencial para essa espécie. Para diminuir a evaporação da água de regas, uma boa dica é proteger o solo do vaso com casca de pínus.

 

12- Cacto:

planta para ter em casa cacto

Essa espécie adora muitas horas de luminosidade direta e pouca água e é uma boa opção para quem não tem tempo para cuidar de plantas. Quanto mais sol, mais robusto e bonito, seu cacto ficará. Quando plantado em vasos, ele pode parar seu crescimento quando perceber que seu espaço acabou.

 

13- Camedórea-elegante:

planta para ter em casa camedoria

Super charmosa, essa palmeira de porte pequeno é uma ótima opção para decorar ambientes internos bem iluminados, porém com luz difusa. O sol de forma direta nela, pode queimar suas folhas, que são longas e brilhantes. Elas não gostam de muito vento ou ar condicionado. Quando perceber que suas folhas estão amareladas ou com as pontas secas, lembre-se de regá-las.

 

Essas são as espécies mais comuns que são cultivadas dentro de casa.

Todas tem um jeitinho especial para crescerem fortes e bonitas. Esteja sempre atento ao cultivo.

Se você cultiva alguma delas ou tem alguma dica, deixe seu comentário abaixo :D

Comentários