Seu carrinho está vazio

Reduzindo o lixo orgânico e aderindo a Compostagem

19/01/2021 Dicas comentários
158 visualizações
Imagem do autor Tatiana Luiza Hoeltgebaum
Tatiana Luiza Hoeltgebaum
Redator da Agromania

Estima-se que no Brasil 37 milhões de toneladas de lixo orgânico no Brasil são produzidos diariamente. Os resíduos poderiam virar adubo, porém,apenas 1% do que é descartado é reaproveitado. Os dados são da Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais. Apesar do baixo índice de reaproveitamento, atualmente muitas pessoas buscam por uma vida mais sustentável, seja por meio de pequenas atitudes ou práticas, mesmo que pequenas, já contribuem muito com o planeta. 

O lixo orgânico que produzimos e rapidamente se torna volumoso em nossas casas ou apartamentos pode ser reaproveitado por meio da compostagem. Compostar é uma forma simples de transformar o que viraria lixo em adubo, retornando nutrientes para a terra e começando um novo ciclo. E quem não gosta de cultivar suas ervas, temperos, ou pequenas hortaliças em casa? Já pensou em além de cultivar e colher, utilizar o adubo produzido dos restos de alimentos que você descarta?


Com pouco espaço você pode ter sua Composteira Rotativa e não terá mais preocupações com a produção do lixo orgânico, irá utilizar o adubo para cultivar suas plantas em casa, e consequentemente contribuirá com o meio ambiente. Outro diferencial da Composteira Rotativa é que ela é desenvolvida por meio de materiais recicláveis.

composteira rotativa usare preta interna


Mas quais tipos de materiais posso colocar na Composteira?


Restos de alimentos, resto de frutas, verduras, borra de café, pão velho, cascas de ovos. Além disso, materiais como folhas secas, palha, serragem de madeira, rolinhos de papel higiênico, sacolas de pepel Kraft são alguns dos materiais para você utilizar na composteira. Também lembramos que não é necessário minhocas ou outros elementos para que aconteça a decomposição aeróbica.

E os materiais que não posso utilizar? 

Latícinios e carnes não podem ser utilizados, além do aparecimento de microorganismos indesejados dará mal cheiro. Outras cascas que recomendamos evitar é a cebola, alho e limão, por serem ácidos. Em casos de frutas com caroços, o ideal é cortar em pedaçõs menores para que o preocesso de decomposição seja mais rápido.    


Então? Gostou das vantagens da Composteira, já pensou em um cantinho para ela em sua casa e seu apartamento? Além das vantagens que ela apresenta, você estará contribuindo com a sustentabilidade do planeta e o seu hobby em cultivar plantas, ervas, temperos e hortaliças ficará muito mais prazeroso.