Temperos que podem ser cultivados em sua casa

03/12/2017 Dicas comentários
396 visualizações
Imagem do autor Renata Ferreira Neves
Renata Ferreira Neves
Redatora da Agromania

Em casa ou apartamento, dá pra cultivar uma hortinha em que tenha os principais temperos usados no dia-a-dia, além de você economizar e ter certeza que seus temperos são livres de agrotóxicos. Separamos alguns essenciais na comida.


1. Salsa: É uma erva culinária mais utilizada hoje em dia, gosta de lugares ensolarados ou em sombra parcial com alta luminosidade. Os vasos ideias para seu cultivo é em torno de 30 cm de profundidade pois na época de floração, seu tamanho pode chegar a 80 cm. Ela da um sabor especial às carnes, molhos e massas, quando for colhida tem que deixar pelo menos 1 cm de talo para que ela possa voltar a crescer.

salsa

1.       Cebolinha: É bem adaptável, precisa de pouco espaço e se dá bem em diversos tipos de clima mas cresce melhor em temperaturas indo de 13°C a 24°C. A terra precisa ser bem adubada, precisa ser regada diariamente e de 2 horas de sol por dia.

cebolinha

3. Alecrim: Precisa de pouca dedicação, e por isso é muito fácil de cultivar. Precisa ser regada 2 vezes por semana e é bem resistente ao frio. Se for plantada em vaso, precisa de no mínimo 20 cm de diâmetro, porque seus galhos crescem bastante. É bom tempero para carnes e peixes.

alecrim

4. Hortelã: Vai bem junto com outros temperos, não precisa de muito sol apenas de lugares com bastante luminosidade, precisa ser regada todo dia. É importante retirar as folhas secas para que não sufoquem as folhas novas. É ótima numa salada de pepino ou chuchu.

hortela

5. Orégano: É bem utilizado em molhos, massas de tomate e é claro na pizza. Precisa de um vaso com tamanho médio/grande, tem que receber luz diretamente do sol e bem protegido do vento.

oregano

6. Tomilho: Existem mais de 100 espécies de tomilho, na culinária apenas 3 são bastante utilizados. Sendo eles, tomilho-alcarávia que não é muito utilizado pois é difícil encontrar, mas combina com alho, vinho e pratos à base de carne. O tomilho-limão tem um perfume alimoado e é bom ser utilizado fresco, pode ser utilizado para perfumar biscoitos e pães, e em pratos salgados à base de peixe e frango. E o tomilho de jardim, tem cheiro mais amadeirado e funciona melhor seco, suas folhas inteiras e secas depois viram um pó e pode ser utilizada em pratos salgados. Para cultivar em vasos, deve ter o cuidado com o excesso de água, e a planta gosta de bastante sol e lugares secos.

tomilho

7. Manjerona: Pode ser usada desde aromatizar saladas simples, como temperar carnes, peixes, frangos, molhos e até em pizzas, a manjerona tem um perfume agradável e vai ajudar a remover aquele cheiro forte de certas carnes e cortes de frango. Pode ser cultivada em vasos de porte médio ou grande, pois atinge tamanho até 60 cm e deve ser regada toda semana.

manjerona

8. Coentro: É bem parecido com a salsinha, mas tem um sabor forte e cítrico e o aroma intenso. Pode ser usado desde as folhas até as raízes. As folhas são usadas em peixes e frutos do mar, as sementes são utilizadas no preparo de pães e para aromatizar bebidas. Também pode ser usada no preparo de sopas e caldos.

coentro

9.       Sálvia: Tem um sabor forte e ao mesmo tempo refrescante, bem usada para dar sabor a carnes gordas, queijos e algumas bebidas. Para cultivar em vasos, tem de ser em tamanhos grandes, pois elas se desenvolvem bem. A rega deve ser feita pelo menos uma vez por semana.

salvia

10. Manjericão: ótimo para saladas, pratos de massa, omeletes, sanduíches e molhos à base de tomate. É famoso no preparo de pratos da cozinha italiana, na hora do preparo deve ser o último ingrediente para ser posto no prato para que não perca seu sabor. Deve ser cultivado onde pegue sol direto e tem que ser irrigado regularmente.

manjericao

Comentários
Atendimento Online

Olá, precisa de ajuda?

Ou ligue (47) 3300-0619 e fale com nossos atendentes.