Temperos que podem ser cultivados em sua casa
Em casa ou apartamento, dá pra cultivar uma hortinha em que tenha os principais temperos usados no dia-a-dia, além de você economizar e ter certeza que seus temperos são livres de agrotóxicos. Separamos alguns essenciais na comida.
1. Salsa: É uma erva culinária mais utilizada hoje em dia, gosta de lugares ensolarados ou em sombra parcial com alta luminosidade. Os vasos ideias para seu cultivo é em torno de 30 cm de profundidade pois na época de floração, seu tamanho pode chegar a 80 cm. Ela da um sabor especial às carnes, molhos e massas, quando for colhida tem que deixar pelo menos 1 cm de talo para que ela possa voltar a crescer.
1. Cebolinha: É bem adaptável, precisa de pouco espaço e se dá bem em diversos tipos de clima mas cresce melhor em temperaturas indo de 13°C a 24°C. A terra precisa ser bem adubada, precisa ser regada diariamente e de 2 horas de sol por dia.
3. Alecrim: Precisa de pouca dedicação, e por isso é muito fácil de cultivar. Precisa ser regada 2 vezes por semana e é bem resistente ao frio. Se for plantada em vaso, precisa de no mínimo 20 cm de diâmetro, porque seus galhos crescem bastante. É bom tempero para carnes e peixes.
4. Hortelã: Vai bem junto com outros temperos, não precisa de muito sol apenas de lugares com bastante luminosidade, precisa ser regada todo dia. É importante retirar as folhas secas para que não sufoquem as folhas novas. É ótima numa salada de pepino ou chuchu.
5. Orégano: É bem utilizado em molhos, massas de tomate e é claro na pizza. Precisa de um vaso com tamanho médio/grande, tem que receber luz diretamente do sol e bem protegido do vento.
6. Tomilho: Existem mais de 100 espécies de tomilho, na culinária apenas 3 são bastante utilizados. Sendo eles, tomilho-alcarávia que não é muito utilizado pois é difícil encontrar, mas combina com alho, vinho e pratos à base de carne. O tomilho-limão tem um perfume alimoado e é bom ser utilizado fresco, pode ser utilizado para perfumar biscoitos e pães, e em pratos salgados à base de peixe e frango. E o tomilho de jardim, tem cheiro mais amadeirado e funciona melhor seco, suas folhas inteiras e secas depois viram um pó e pode ser utilizada em pratos salgados. Para cultivar em vasos, deve ter o cuidado com o excesso de água, e a planta gosta de bastante sol e lugares secos.
7. Manjerona: Pode ser usada desde aromatizar saladas simples, como temperar carnes, peixes, frangos, molhos e até em pizzas, a manjerona tem um perfume agradável e vai ajudar a remover aquele cheiro forte de certas carnes e cortes de frango. Pode ser cultivada em vasos de porte médio ou grande, pois atinge tamanho até 60 cm e deve ser regada toda semana.
8. Coentro: É bem parecido com a salsinha, mas tem um sabor forte e cítrico e o aroma intenso. Pode ser usado desde as folhas até as raízes. As folhas são usadas em peixes e frutos do mar, as sementes são utilizadas no preparo de pães e para aromatizar bebidas. Também pode ser usada no preparo de sopas e caldos.
9. Sálvia: Tem um sabor forte e ao mesmo tempo refrescante, bem usada para dar sabor a carnes gordas, queijos e algumas bebidas. Para cultivar em vasos, tem de ser em tamanhos grandes, pois elas se desenvolvem bem. A rega deve ser feita pelo menos uma vez por semana.
10. Manjericão: ótimo para saladas, pratos de massa, omeletes, sanduíches e molhos à base de tomate. É famoso no preparo de pratos da cozinha italiana, na hora do preparo deve ser o último ingrediente para ser posto no prato para que não perca seu sabor. Deve ser cultivado onde pegue sol direto e tem que ser irrigado regularmente.