Vaso Autoirrigável: Como Funciona?

13/01/2018 Dicas comentários
3.786 visualizações
Imagem do autor Carlos Vieira
Carlos Vieira
Redator da Agromania

Cada vez mais os brasileiros têm buscado por uma alimentação saudável tendo ciência da procedência. Em uma cultura na qual os cultivos são à base de agrotóxicos, uma das maneiras de buscar essa qualidade é a criação de uma horta em casa. Deixar um vaso com água à amostra em baixo pode ser fonte de proliferação de mosquitos e escassez de tempo também pode impossibilitar uma irrigação adequada, uma vez que a planta necessita de uma quantidade ideal de água para sobreviver. Devido a essas necessidades criou-se os vasos autoirrigáveis.


Mas como funciona um Vaso Autoirrigável?

O vaso auto irrigável, funciona através de um processo conhecido por Capilaridade. Conforme Cardoso (2017?), capilaridade é a tendência que algumas substâncias, como a água por exemplo, possuem de subir ou descer (mesmo contra a gravidade pela parede de um tubo fino ou mesmo em uma linha de algodão. Esse processo ocorre naturalmente nas plantas através do Xilema e Floema (tecidos condutores da planta, Figura 1: Xilema e Floema). Através da Capilaridade a planta consegue transportar a água e seus nutrientes desde a raiz até na sua copa passando por todas as partes (caule, folha, ramificações, etc.) e retornando a raiz com a água e nutrientes coletados pela folha.

xilema funcionamento vaso autorirrigavel

Figura 1: Xilema e Floema, Fonte: Google

No vaso autoirrigável a água e nutrientes ficam armazenados na parte inferior do vaso em um ambiente fechado e devido a isso impede a proliferação de mosquitos (Figura 2: Sistema Antimosquitos). A água e os nutrientes são consumidos pela planta de acordo com sua necessidade através de uma corda que se torna uma raiz artificial para a planta (através do processo de capilaridade), o que também gera economia de água uma vez que a planta vai absorver somente o necessário para suas atividades de manutenção. Essa economia de água aliada ao espaço de armazenamento possibilita que o líquido armazenado possa render por até 15 dias sem a necessidade de reposição (esse dado varia conforme a planta cultivada e do vaso escolhido).

sistema vaso autoirrigavel raiz

Devido a suas características o vaso autoirrigável é uma excelente opção para quem possui pouco espaço para uma horta convencional e deseja ter alimentos saudáveis em sua residência. Mas somente o vaso autoirrigável não faz milagres, por isso também é importante conhecer da planta para saber qual composto de terra é ideal para ela e se haverá necessidade de adicionar algum fertilizante ou nutriente específico junto com a água. Seguido as corretas orientações terá em sua residência sempre alimentos saudáveis adequados para o consumo.

REFERÊNCIA: CARDOSO, Mayara. Capilaridade. 2017?. Disponível em: <https://www.infoescola.com/fisica/capilaridade/>. Acesso em: 06 nov. 2017.

Comentários