Vaso Autoirrigável: Como Funciona?
Cada vez mais os brasileiros têm buscado por uma alimentação saudável tendo ciência da procedência. Em uma cultura na qual os cultivos são à base de agrotóxicos, uma das maneiras de buscar essa qualidade é a criação de uma horta em casa. Deixar um vaso com água à amostra em baixo pode ser fonte de proliferação de mosquitos e escassez de tempo também pode impossibilitar uma irrigação adequada, uma vez que a planta necessita de uma quantidade ideal de água para sobreviver. Devido a essas necessidades criou-se os vasos autoirrigáveis.
Mas como funciona um Vaso Autoirrigável?
O vaso auto irrigável, funciona através de um processo conhecido por Capilaridade. Conforme Cardoso (2017?), capilaridade é a tendência que algumas substâncias, como a água por exemplo, possuem de subir ou descer (mesmo contra a gravidade pela parede de um tubo fino ou mesmo em uma linha de algodão. Esse processo ocorre naturalmente nas plantas através do Xilema e Floema (tecidos condutores da planta, Figura 1: Xilema e Floema). Através da Capilaridade a planta consegue transportar a água e seus nutrientes desde a raiz até na sua copa passando por todas as partes (caule, folha, ramificações, etc.) e retornando a raiz com a água e nutrientes coletados pela folha.
Figura 1: Xilema e Floema, Fonte: Google
No vaso autoirrigável a água e nutrientes ficam armazenados na parte inferior do vaso em um ambiente fechado e devido a isso impede a proliferação de mosquitos (Figura 2: Sistema Antimosquitos). A água e os nutrientes são consumidos pela planta de acordo com sua necessidade através de uma corda que se torna uma raiz artificial para a planta (através do processo de capilaridade), o que também gera economia de água uma vez que a planta vai absorver somente o necessário para suas atividades de manutenção. Essa economia de água aliada ao espaço de armazenamento possibilita que o líquido armazenado possa render por até 15 dias sem a necessidade de reposição (esse dado varia conforme a planta cultivada e do vaso escolhido).
Devido a suas características o vaso autoirrigável é uma excelente opção para quem possui pouco espaço para uma horta convencional e deseja ter alimentos saudáveis em sua residência. Mas somente o vaso autoirrigável não faz milagres, por isso também é importante conhecer da planta para saber qual composto de terra é ideal para ela e se haverá necessidade de adicionar algum fertilizante ou nutriente específico junto com a água. Seguido as corretas orientações terá em sua residência sempre alimentos saudáveis adequados para o consumo.
REFERÊNCIA: CARDOSO, Mayara. Capilaridade. 2017?. Disponível em: <https://www.infoescola.com/fisica/capilaridade/>. Acesso em: 06 nov. 2017.