As temperaturas baixas pedem bebidas quentes para aquecer e nos confortar. Os chás são uma excelente opção durante o inverno, pois podem proporcionar uma série de benefícios para a saúde: aquecem o corpo, aumenta a imunidade, alivia os sintomas de resfriados e gripes, além de oferecer propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
Por isso, preparamos algumas dicas de receitas de chás para você fazer no conforto de sua casa e aproveitar para fortalecer a imunidade no inverno. Boa leitura! 💚
Benefícios dos chás para o inverno:
1. Aquecimento: Os chás quentes são uma maneira maravilhosa de se aquecer durante os meses mais frios. A temperatura quente do chá pode proporcionar conforto e alívio, além de ajudar a aquecer o corpo e as extremidades.
2. Fortalecimento da imunidade: Muitas utilizadas em chás, como gengibre, echinacea, camomila e hortelã-pimenta, possuem propriedades que podem fortalecer o sistema imunológico. Elas contêm compostos bioativos, vitaminas e minerais que ajudam a proteger o corpo contra doenças.
3. Alívio de sintomas de resfriados e gripes: Algumas ervas, como a equinácea, a menta e o limão, podem ajudar a aliviar os sintomas de resfriados e gripes, como dor de garganta, congestão nasal e tosse. Elas podem fornecer alívio e ajudar a acelerar a recuperação.
4. Propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias: Muitas ervas utilizadas em chás são ricas em antioxidantes e compostos antiinflamatórios, que podem ajudar a combater o estresse oxidativo, reduzir a inflamação e promover a saúde em geral.
Como plantar ervas para chás:
Plantar chás em vasos é uma ótima maneira de ter ervas frescas em casa para fazer chás deliciosos. A maioria das ervas de chá são fáceis de cultivar em vasos, desde que tenham luz solar suficiente e sejam regadas. Se você deseja cultivar suas próprias ervas para chás, aqui estão algumas dicas:
1. Escolha do vaso: se você não tiver espaço externo, você pode cultivar as ervas em vasos ou jardineiras em uma área com boa luz solar. Escolha vasos de tamanho adequado para acomodar o crescimento das ervas. Conheça a nossa linha de VASOS AUTOIRRIGÁVEIS. Clique aqui!
2. Escolha das ervas: decida quais ervas de chá você deseja cultivar. Algumas opções populares são hortelã, camomila, manjericão, lavanda, alecrim, erva-cidreira, melissa, erva-doce, entre outras. Conheça a nossa linha de SEMENTES. Clique aqui!
3. Preparação do solo: coloque o substrato pronto para plantio e preencha até a metade do vaso ou jardineira.
4. Plantio: posicione as mudas no centro dos vasos e preencha o entorno com substrato, afofando com as mãos. Faça uma rega generosa e confira se a água escoa pelos furos. Caso o plantio seja feito por sementes, utilize sementeiras ou recipientes pequenos e faça o transplante posteriormente, quando as ervas escolhidas estiverem mais firmes.
CHÁ DE CAMOMILA
Um dos mais famosos chás, ele é uma ótima opção para relaxar no final do dia e combater o estresse. Ele é muito saboroso, mas não só: o chá além de ter propriedades calmantes e anti-inflamatórias. aumenta a imunidade baixa, é ótimo contra cólicas intestinais e diarreia, auxilia na digestão, além de ajudar a baixar o açúcar no sangue.
Ingredientes
1 colher (chá) de camomila
1 xícara de água
Como preparar: coloque a água na panela ou na chaleira. Depois que levantar fervura, desligue o fogo. Despeje a água na camomila. Abafe e deixe em infusão por aproximadamente 7 minutos. Aí, é só coar que já está pronto para tomar!
CHÁ DE ERVA-CIDREIRA
Rica em fenólicos e flavonóides, a erva-cidreira capim tem propriedades naturais que possuem efeitos calmantes, sedativos, relaxantes, antiespasmódicos, analgésicos, anti-inflamatórios e, principalmente, antioxidantes.
Ingredientes
1 colher (chá) de capim cidreira picada
1 xícara (chá) de água
CHÁ DE HORTELÃ
O chá de hortelã conta com diversos benefícios. Isso porque a hortelã contém carvona, composto com ação antiespasmódica. Ele ajuda a aliviar cólicas do trato digestivo, a má digestão, os gases e pode melhorar a síndrome do intestino irritável, como inchaço e dor.
Ingredientes
500 ml de água filtrada em temperatura ambiente
15 a 20 folhas de hortelã
CHÁ DE LARANJA, GENGIBRE E CANELA
Para quem está buscando uma opção que aquece, revigora e dá energia, essa opção é a receita de chá de laranja, gengibre e canela. Um chá para tomar ao longo do dia, que é muito saboroso, e dá aquela energia para executar as tarefas do dia.
Ingredientes
500ml de água
2 colheres (sopa) de gengibre ralado
½ limão com casca, sem sementes
Mel a gosto
Modo de preparo:
Leve a água ao fogo até ferver.
Desligue o fogo, adicione o gengibre na água.
Tampe a panela e deixe descansar 5 min.
Transfira a água, o gengibre e o limão para um liquidificador. Bata bem.
Transfira para 2 xícaras e adicione o mel. Sirva morno.
Como fazer o chá?
Esquente a água até ferver. Em seguida, coloque-a na xícara ou em um bule, acrescente os chás e tampe. O chá estará pronto em 5 minutos. Não há necessidade de ferver as folhas, pois assim elas podem perder algumas propriedades.
Você pode adoçar ou não, conforme seu paladar. Caso prefira a bebida doce, experimente alternativas naturais, como o mel.
Gostou das dicas? Agora é só esquentar água, escolher uma xícara e fazer seu delicioso chá para curtir um dia frio! 💚