Blog
0
Seu carrinho está vazio :(

Qual substrato utilizar no cultivo de Orquídeas?

22/07/2021 Dicas
395 visualizações
Imagem do autor Tatiana Luiza Hoeltgebaum
Tatiana Luiza Hoeltgebaum
Redator da Agromania

Para conhecer mais sobre o universo das orquídeas, nada como visitar um Orquidário. Fantástico, encantador e renovador, o Orquidário Hang é um dos maiores da Região do Alto Vale do Itajaí, localizado na cidade de Rio do Sul – SC, hoje já são mais de 200 espécies existentes. E é claro, nós fomos conhecer de perto e trazer mais conhecimento para quem é apaixonado por flores, em especial, as orquídeas.  No post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre os três tipos de orquídeas mais cultivadas, além do substrato que mais se adequa a cada planta. 

Orquidrio Hang

Se você já conhece um pouco sobre o universo dessas plantas, provavelmente já conhece uma espécie que não necessita de substrato que são as orquídeas Vandas. Isso porque elas não são plantadas, são orquídeas de raízes aéreas, portanto, as plantas são cultivadas penduradas, suspensas, então elas precisam ter suas raízes sempre arejadas, por isso não utilizam substrato. Ter cuidado redobrado com a hidratação das raízes, na qual deverá ser aplicada via pulverização de uma a duas vezes ao dia, dependendo da umidade relativa do ar e temperatura ambiente. Para isso, suspenda a orquídea com barbantes ou fio de nylon ou outra opção seria cultivar dentro de um vaso transparente sem substrato.

Orqudeas Vanda

Orquídea Cymbidio: Para essa espécie, como a maioria das outras orquídeas, cultivadas em vasos, necessita de substratos para o seu bom desenvolvimento então recomenda-se como substratos a fibra de coco, casca de pinheiro, carvão vegetal e casca de orquídeas. Já para a adubação da orquídea Cymbidio dois produtos bastante utilizados e que realmente funcionam é a farinha de ossos e a torta de mamona.

orquidea_cymbidium_

Já para a orquídea Phalaenopis o ideal é um substrato rico em mistura de casca de pinheiro média, com fibra de coco ou turfa e alguma argila expandida e carvão. Com esta mistura, estas orquídeas conseguem reter a água suficiente nas suas raízes grossas, e os materiais mencionados garantem uma boa drenagem e evitam que se acumule água em excesso no interior do vaso.

Orqudea Phalaenopsis Amarela

Entre as opções em substratos para orquídeas indicamos da Vitaplan que é a base de casca de pinus, temos também outros dois tipos da Forth jardim, um tradicional composto por cascas de pinus, carvão vegetal e ainda o composto por madeiras nobres o que garantem um intervalo maior para a troca de substrato do vaso. 

Porque utiliza-se os vasos transparentes no cultivo de orquídeas?

Para quem não sabe. A Phalaenopis cresce agarradas a troncos ou ramos de árvores. As suas raízes ficam pendentes ou espalham-se pela superfície dos troncos que lhes servem de suporte. Com as raízes expostas à luz, estas evoluíram e ganharam cloroplastos, que fazem a fotossíntese como os cloroplastos presentes nas folhas. Assim essas orquídeas se beneficiam se receberem luminosidade nas raízes e você também conseguirá controlar melhor a quantidade de água no interior dos vasos. Atualmente, o modelo de Pote fabricado pela Nutriplan transparente, é um dos mais utilizados. Eles estão disponíveis em 2 tamanhos, 12 e 15. São potes rígidos de ótima qualidade e possuem os furos que facilitam o sistema de drenagem. Então se você é produtor, vale a pena investir em um vaso de qualidade pra ter também um melhor desenvolvimento das suas orquídeas.

depositphotos_48888647 stock photo purple orchid pot flower in

Quer comprar orquídeas e receber em sua casa? Entre em contato com o Orquidário Hang (47) 992719910. O Envio é feito por transportadora e todo o cuidado na embalagem é um diferencial para que você receba suas plantas inteiras! Assista nosso vídeo e confira os tipos de substratos para Orquídeas, se ainda não é inscrito no canal, inscreva-se! Ah e se você é apaixonada (o) por Orquídeas, assita nosso vídeo sobre o Fertilizante Basacote na adubação das orquídeas.  Um abraço e até a próxima! 

Agromania e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.