As estações do ano marcam o tempo de plantar e o tempo de colher. Na primavera, por exemplo, inicia o momento de colheita das lavouras de inverno no sul do Brasil. Também é a hora de preparar o plantio das culturas de verão.
O impacto da chegada da primavera na agricultura
O mês de setembro é marcado pelo equinócio de primavera no hemisfério Sul, um fenômeno astronômico em que o sol atinge com maior intensidade as regiões próximas da linha do Equador. O período é caracterizado pelas temperaturas mais quentes e por um clima ameno, por isso, é um momento muito importante para a agricultura!
A agricultura está ligada diretamente às condições climáticas, que sofrem interferências das estações do ano. A primavera, por exemplo, traz o equilíbrio ideal para os negócios do campo, sendo favorável para gerar alimentos de qualidade. Além disso, é o momento em que os agricultores colhem as plantações de inverno e realizam o preparo e o plantio das culturas de verão.
Período de umidade
Em boa parte do Brasil, o início do período úmido começa com a chuva da primavera e se estende pelo verão. É nesse momento também que a terra é molhada, justamente para que se tenha condições de manejo e de plantio. Sendo a primavera uma estação muito esperada por todos do setor agrícola, já que o plantio da nova safra precisa ser iniciado.
Para o sul do Brasil, a previsão indica que o mês de outubro deve ser de pouca chuva e aumento da temperatura diurna. Logo, isso significa aumento da evapotranspiração, especialmente na segunda quinzena.
Ainda, para o mês de novembro o modelo aponta uma redução ainda maior de chuva, com predomínio de noites mais frias e dias mais quentes. Esse é um padrão característico de períodos muito secos. Contudo, em dezembro as chuvas devem voltar à média, mas com temperaturas acima do normal, o que mantém a evapotranspiração elevada.
A AGROMANIA também pode influenciar no seu plantio: temos produtos de alta qualidade que contribuem para potencializar a sua produção, gerando uma melhor colheita durante a primavera e verão! 👨🏼🌾