Você sabe o que são as plantas companheiras?

25/05/2018 Dicas comentários
2.270 visualizações
Imagem do autor Bianca Moresco
Bianca Moresco
Redatora da Agromania

Você sabe o que são as plantas companheiras?

Quando falamos em hortas urbanas, espaço é fundamental. Mas às vezes dá vontade de ampliar a quantidade de espécies de hortaliças, porém falta vasos ou canteiros para acomodar todas elas e também compromete o espaço que já é compacto.

Um dica para essas situações é misturar mais de uma espécie no mesmo vaso. Porém antes disso você precisa saber quais são as plantas que podem conviver sem prejudicar umas as outras.

Algumas plantas precisam crescer sozinhas em um vaso ou canteiro porque são plantas invasivas, possuindo muitas ramificações e acabam roubando nutrientes das outras plantas. Alguns exemplos dessas plantas são: Hortelã e outras mentas, poejo, coentro, salsinha, pimenta, entre outras.

Em contrapartida temos as plantas companheiras que convivem em harmonia com outras espécies e ainda se ajudam no desenvolvimento.

As plantas companheiras talvez seja um tema pouco conhecido pelos iniciantes mas esse procedimento é utilizado desde a antiguidade pelos agricultores.

As plantas companheiras são aquelas que se ajudam ao serem plantadas no mesmo local. Desde se ajudarem com a utilização da água, luz e nutrientes, elas se ajudam também na melhor ocupação do solo e ainda na utilização dos metabólicos secundário. As plantas companheiras quando estão juntas, tem como resultado um maior desenvolvimento crescendo de forma mais saudável.

O efeito causado por um organismo (planta ou não) sobre outro através da liberação de substâncias químicas produzidas pelo próprio organismo no meio ambiente é chamado de Alelopatia.

Em relação às plantas, estas substâncias podem ser liberadas pela saída de metabólicos secundários pela raiz, lavagem pela chuva ou sereno, saída de metabólicos secundários pela raiz e liberação de substâncias voláteis.

 plantas companheiras alecrim

Algumas hortaliças que podem ser plantadas juntas:

- Alface + Rúcula + Almeirão + Cenoura + Rabanete + Cebolinha

- Alecrim + Sálvia + Louro

- Sálvia + Tomilho

- Orégano + Manjerona

- Couve + Batata + Cebola

- Morango + Tomate

 

Plantas que colaboram com o desenvolvimento de suas vizinhas:

- Salsão se plantado junto a couve espanta as pragas danosas da couve;

- O manjericão diminui o ataque de pragas mais comuns;

- O alecrim afasta moscas, por isso quando plantado junto a verduras, evita o ataque de lagartas;

- O alface plantado com cenouras e rabanetes se tornam mais macios e se plantados junto com cebolas, evita o ataque de lesmas.

- O tomilho afasta um tipo de verme que ataca em especial o repolho, além de espantar a mosca branca e besouros.


Conheça algumas opções de hortas compactas para você fazer esse procedimento de forma mais simples e rápida: https://www.agromania.com.br/busca?q=horta

Comentários