Tipos de Bonsai

13/01/2018 Dicas comentários
3.931 visualizações

O Bonsai é uma arte milenar conhecida pelos Japoneses, mas introduzida pelos chineses pela época de 200 DC. Bonsai significa árvore em bandeja (ou árvore em vaso) e acredita-se que o cultivo de Bonsai proporciona uma ligação entre o céu e a terra através de uma medição na árvore cultivada. Os chineses trouxeram essa sabedoria para o Japão por volta de 1192 DC a 1333 DC onde a religião dos monges (demonstrada no Bonsai) passou a ser considerada arte mostrando uma visão do homem em relação a natureza através do Bonsai. Hoje existem vários estilos de Bonsai espalhados pelo mundo, então, para quem está iniciando nessa arte (ou deseja conhecer estilos diferentes) será demonstrado abaixo alguns estilos mais conhecidos:

Hokidachi (Figura 1) – Conhecido como o estilo vassoura, ideal para árvores caducifólias ou decíduas (árvores que perdem suas folhas no inverno). Definido por um tronco reto que não se alonga até o topo e tem várias ramificações. Durante a época foliar parece ser uma bola de folhas e no inverno (quando as folhas caem) assemelha-se a uma vassoura.

bonsai agromania

Figura 1 - Hokidachi

Chokkan (Figura 2) – Estilo vertical ou ereto formal, recomendado para quem está iniciando na arte do Bonsai. Este estilo encontrado comumente na natureza é utilizado normalmente em árvores de porte maior onde seu crescimento pontiagudo representa-se como a ponta de uma flecha.

bonsai verde agromania

Figura 2 - Chokkan

Moyogi (Figura 3) – Conhecido por Ereto informal pois seu tronco inicia grosso e vai afinando (como no Chokkan) e com o crescimento criam-se algumas curvaturas, fazendo com que a árvore assemelhe-se a letra “S” com ramificações em cada curvatura. Seu estilo causa um efeito de movimento.

bonsai vaso

figura 3 - Moyogi

Shakan (Figura 4) – Estilo Inclinado ou oblíquo, representa a ação do vento sobre uma árvore ou uma árvore que cresceu a sombra e necessitou inclinar-se para alcançar o sol. Neste estilo a árvore cresce numa angução aproximada de 60º a 80º.

bonsai

Figura 4 - Shakan

Kengai (Figura 5) – Identificado como estilo cascata este Bonsai representa a árvore encontrada na natureza em um penhasco, que sofreu a ação de neve ou queda de pedras. Um estilo difícil de ser confeccionado uma vez que a tendência de uma árvore é crescer na vertical. Esse estilo representa um formato descaído que suporta diversas condições climáticas. Aconselha-se a plantar esse estilo de Bonsai em um vaso alto.

bonsai diversos

Figura 5 - Kengai 

Han-Kengai (Figura 6) – Ou semi-cascata é similar ao estilo Kengai, mas com uma variação. Neste estilo apenas um dos ramos da árvore é conduzido para baixo, deixando a copa crescer livremente. Aconselhável que neste estilo utilize um vaso mais largo e alto para que os ramos possam crescer livremente.

bonsai velho

Figura 6 - Han-Kengai

Fukinagashi (Figura 7) – Conhecido também como varrido pelo vento. Um estilo de Bonsai que representa uma árvore que luta para sobreviver a força do vento. Os galhos ficam dispostos para um lado da árvore, como se o vento estivesse soprando continuamente. Uma leve inclinação demonstra essa ação do vento no tronco.

bonsai diferente

Figura 7 - Fukinagashi

Ainda existem vários outros estilos e técnicas de Bonsai, todas exigem tempo e técnica e estudo da árvore, uma vez que nem todas as árvores possibilitam esse tipo de trabalho. Por se tratar de uma árvore, aconselha-se que seus Bonsais fiquem no ambiente externo recebendo luminosidade, temperatura e hidratação adequada. A aquisição de um vaso autoirrigável pode lhe auxiliar a ter um controle da hidratação e adubação, quando necessário.

Referências:

REFERÊNCIA: EMPIRE, Bonsai. Bonsai estilos: Estilos, formatos e formas de bonsai explicados. [2017?]. Disponível em: <https://www.bonsaiempire.com.br/origem/estilos-bonsai>. Acesso em: 14 dez. 2017
REFERÊNCIA: Google Imagens
REFERÊNCIA: BONSAI, Museu do. Origem do Bonsai. [2017?]. Disponível em: <http://www.museudobonsai.com.br/origem-do-bonsai/>. Acesso em: 14 dez. 2017.
REFERÊNCIA: BONSAI, O Meu. Tipos de bonsai existentes. 2017?. Disponível em: <http://omeubonsai.com/artigo/estilos-bonsai>. Acesso em: 25 dez. 2017.

Comentários