Como fazer Bonsai de um Ipê?

13/01/2018 Dicas comentários
10.947 visualizações
Imagem do autor Carlos Vieira
Carlos Vieira
Redator da Agromania

Há vários métodos de poda disponível para uma árvore. Pode-se destacar algumas principais como a poda de formação (na fase jovem da planta, para direcionamento da copa e retirada de galhos finos), podas de manutenção (realizadas na fase adulta da planta), que seriam as podas de limpeza (retirada de galhos velhos, mal formados ou danificados), poda de levantamento (retirada de galhos baixos a fim de propiciar espaço para edificações) e a poda de redução (remoção de partes da árvore que interferem na estrutura urbana). Mas a poda de uma árvore deve ser feita com cuidado, uma vez que a poda drástica é considerado crime conforme a Lei Federal 9.605/98, por isso, antes de realizar tal prática consulte profissionais da área para tirar dúvidas.


Existem diversas espécies de árvores que podem ser utilizadas para Bonsai (do japonês: em uma bandeja ou vaso), mas nem todas são possíveis de realizar esse tipo de trabalho, uma vez que a árvore para Bonsai deve aceitar poda drástica, como é o caso do Ypê, Erytrina, Quaresmeira, entre outras. Para iniciar seu Bonsai você necessita de uma muda de árvore que você pode obter semeando, obtendo uma muda junto a viveiros ou lojas agropecuárias. Se optar pela semente terá que verificar as características para germinação (quebra de dormência, tipo de solo, etc.), mas se optar pela compra da muda terá evitado o tempo de espera para o crescimento. No caso do Ypê amarelo (Figura 1) que será apresentado abaixo, é uma semente que não possui dormência para germinação, mas seu crescimento é lento, por isso a compra de uma muda pode facilitar.

muda ipe bonsai

Figura 1 - Planta de Ipê

Após ter seu Ipê já em fase ideal (muda jovem) plantada em um vaso com adubação adequada é importante ter um controle da irrigação (pois o excesso pode fazer a sua árvore morrer) e para isso existem hoje no mercado vasos autoirrigáveis que auxiliam nesse procedimento. Por ser uma árvore nativa necessita de uma quantidade significativa de iluminação solar, uma vez que a temperatura e luminosidade são fatores extremamente importantes para a floração.
Após o crescimento da muda caberá a você decidir o tipo de Bonsai que vai querer ter e trabalhar seu Ypê para que ele chegue ao ponto desejado, para isso usando das ferramentas necessárias (tesoura de poda, serrote para poda, arame para dar o direcionamento desejado, etc.). No caso do Ypê após 2 anos (quando as raízes estão firmes) pode ser feito um transplante (para engrossar o tronco) onde se poda um terço das raízes, mas se acaso desejar pode esperar pelo terceiro ano para o transplante. Lembrando por ser uma árvore é aconselhável que seu Bonsai seja cultivado no meio externo assim possibilitando-o receber tudo o que o ambiente oferece.

REFERÊNCIA: QUANDO PODAR AS RAÍZES DO BONSAI. Roteiro: Mac Donald Fernandes. São Paulo-sp: Abc do Bonsai, 2014. YOUTUBE. Disponível em: <https://youtu.be/9QgXIVsooWo>. Acesso em: 08 dez. 2017.

 

Comentários