Blog
0
Seu carrinho está vazio :(

Como Fazer o Plantio de Grama no seu Jardim?

29/03/2022 Dicas
120 visualizações


grama sempre verde grameira blog

Plantio de Grama

Um jardim transforma o contexto de qualquer construção, e ao construir, não pode faltar aquele gramado para formar a base do jardim. Pois bem, e agora vem a questão, como plantar um gramado? Existem diversas maneiras de se ter um gramado, na qual vamos destacar três tipos, sendo por leiva, por mudas ou por sementes.

     Leiva  

A primeira maneira de ter um gramado, sendo a mais pratica, mais rápida, porém, a de maior investimento inicial, é por meio de leivas prontas. Se refere ao tapete de grama pronto produzido por uma grameira. Este tapete, “leiva” está pronto, bem enraizado e pronto para colocar sobre um terreno bem preparado, isso mesmo, sobre um terreno bem preparado, caso contrário seu gramado em pouco tempo começará a perder seu vigor. Aqui vão algumas dicas bem importantes para ter um gramado bem bacana utilizando o plantio por meio de tapetes:

  • Deixe o terreno bem nivelado, sem torrões, buracos e valos;
  • Faça uma boa adubação de plantio, utilize adubação de correção, como exemplo utilize calcário; O ideal seria ter uma análise deste solo para ver a necessidade adequada de calcário a ser aplicado.
  • Faça uma adubação de base. Utilize fertilizantes compostos principalmente com fósforo, cálcio, magnésio, enxofre, ferro, zinco, manganês, boro e demais micro nutrientes. Tenha cuidado com o Nitrogênio e potássio neste momento, pois este são os dois nutrientes que poderão causar a queima das raízes, por isso se utilizado neste momento, coloque em pequenas quantidades;
  • Adicione uma boa camada de matéria orgânica, podendo por exemplo o esterco de aves.
     

Após seguir estes passos, coloque a leiva de grama pressionando bem, juntando bem uma a outra. Após é necessário fazer a irrigação, na qual se deseja que a água ultrapasse a espessura da leiva da grama e chegue até o solo, assim facilitará o pegamento desta grama. Outra coisa importante é compactar bem a grama, podendo ser por meio de pisoteio ou um rolo compactador (este seria ótimo), assim a grama ficará bem nivelada e quando no corte da grama, ficará aquela coisa linda, uniforme!


Depois de tudo isso, manter a irrigação pelo menos nos próximos 15 dias seguidos. Depois destes 15 dias já se pode cortar a grama. Aos 30 dias aproximados após o plantio, ideal que seja realizado a primeira adubação de cobertura, na qual este deve ter maior concentração de Nitrogênio e Potássio.

                    leiva grama sempre verde grameirabloco grama landscape blog

 Mudas 

Outra maneira que também é muito utilizado pelas grameiras, é a propagação da grama por meio de mudas. Isso mesmo, você que achava que as grameiras utilizavam sementes para fazer os gramados, se enganou (pelo menos a grande maioria das grameiras que produzem em alta escala utilizam mudas). Esse processo de propagação ocorre ao colher a grama, nesse caso eles deixam uma fina linha de grama, assim após retirar a grama em leivas para venda, é preenchido este espaço novamente com solo adubado, estimulando assim a grama que ficou a preencher este espaço.


E esse processo não é muito diferente quando se deseja fazer um jardim ou até mesmo uma área declive e não gastar muito. Então para isso se utilizam mudas que podem ser feitas das próprias leivas de grama. Normalmente em um ambiente com clima favorável, adubação adequada, com 1 m² de grama em mudas, faz-se entre 4 a 6 m² de terreno, em cerca de 6 a 12 meses variando entre espécies (São Carlos|Sempre Verde cerca de 6 a 8 meses e Esmeralda de 9 a 12 meses), o gramado estará fechado. Uma dica bacana é de deixar o terreno bem nivelado, sem buracos ou valos, pois assim que a grama estiver “fechada” irá facilitar muito para realizar o corte da mesma. Lembrando que as características de plantio tanto da semente, quanto das mudas devem ser seguidas, no quesito solo e adubação.


mudas grama colheita grameira blog

 Sementes 

A utilização de sementes nos dias de hoje continua sendo uma forma de plantio amplamente utilizada em outras categorias de plantas, porém raramente utilizados em gramados, devido a baixa taxa germinativa das sementes, e a baixa uniformidade na formação do gramado na área. Isso ocorre de acordo com uma “regra” que diz que sobre cada semente semeada deve-se ter uma camada de substrato ou solo de até duas vezes o diâmetro da semente. Assim, imagine a semente de grama, com seu tamanho pequeno, dificultaria bastante a semeadura e também a germinação. Além disso outros fatores podem estar atrelados com a falha na germinação das sementes de gramas, como: Sementes podem servir de alimento para insetos e pássaros, semente de má qualidade e com baixo valor cultural (relação entre porcentagem de germinação e porcentagem de pureza), falta de água nos momentos certos, solo compactado, alta insolação durante a germinação, etc. Desta forma é muito comum a germinação ficar rala, tornando o fechamento do jardim muito demorado. No entanto se você tiver uma semente de alta qualidade e seguir todos os passos corretamente, poderá sim ter um lindo gramado.


Destacamos algumas informações importantes relacionados a terra antes da semeadura. Este solo precisa ser de densidade adequada, com um bom equilíbrio entre as partículas de areia, silte e argila, pois caso tenha um teor muito alto de argila, poderá influenciar negativamente na germinação das sementes. O ideal é que este solo tenha um equilíbrio de propriedades físicas e químicas, que contenha uma boa composição de matéria orgânica e nutrientes necessários para a semente nos primeiros momentos após a germinação.


A água é sempre de vital importância no plantio e desenvolvimento de todas as plantas, e com a grama não é diferente. A irrigação ideal do momento da semeadura até a germinação é, diariamente até a germinação, e continuar o manejo hídrico até que a muda de grama esteja com 4 a 6 folhas, com condições favoráveis ao seu desenvolvimento vegetativo. Após isso já podemos fazer uma adubação leve, e manter a irrigação.

Pessoal, espero que tenhamos ajudado a você em ter um gramado bonito!!!

Agromania e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.