Vaso de Parede Meia Lua Verde Vida
Vaso de Parede Meia Lua Verde Vida
Atualmente existem diversos tipos de vasos, de diferentes materiais e para diferentes propostas, ambientes e funcionalidades. O assunto de hoje então não poderia ser diferente, se não um tipo de vaso que além de deixar sua casa mais linda, tem uma funcionalidade extra nesse nicho de vasos, ser Auto irrigável. O vaso auto irrigável é um vaso que possui um reservatório com água e cordões ligados ao substrato, que garantem que sua planta receba água e indiretamente os nutrientes necessários diariamente de acordo com a sua necessidade. Por isso vamos falar um pouquinho hoje sobre o vaso de parede Auto irrigável da marca Horta Verde vida, a qual a Agromania é distribuidor oficial da marca.
Para quem não tem muito espaço, ou quer um design diferente em qualquer ambiente é possível contar com esse grande aliado das paredes verdes, os vasos de parede, ou também chamados vasos meia lua. Esses vasos são caracterizados por terem a parte de trás reta, feita para ser alocado em paredes ou muros, sem a necessidade de um suporte de plástico ou ferro, utilizando apenas um gancho ou parafuso.
Locais Para Instalação
Antes de tudo é importante saber quais locais que esses vasos podem ser utilizados. E esse tópico varia de acordo com o gosto pessoal de cada pessoa, o design do local e a disponibilidade de espaço. Como são vasos mais compactos que ficam encostados na parede, o espaço é a menor preocupação, em relação ao local, esse pode ser tanto fora quanto dentro de casa, e em paredes de diversas texturas, como concreto com chapisco, paredes lisas ou também painéis de madeira.
Tipos de Plantas
Outro ponto importante é a escolha dos tipos de plantas que se adaptam a esse tipo de cultivo e quais são mais indicados para tal. De maneira geral, plantas que possuem um porte menor se adaptam bem aos vasos de parede como algumas espécies de flores, temperos e ervas aromáticas, pois como o espaço é mais reduzido, plantas que possuem um sistema radicular menor irão aproveitar melhor o espaço.
Alguns exemplos dessas plantas são, Flor de maio, Columéia-peixinho, Brinco de princesa, Flor de cera, Jasmin, gerânios, orquídeas, kalanchoes, bromélias e petúnias, que são plantas que necessitam de meia sombra como quantidade de luminosidade. Algumas plantas também como cactos, suculentas são plantas que toleram a iluminação direta, mas que também podem ficar em meia-sombra caso necessário.
Existem aquelas que são pendentes, e que ficam muito bonitas nesse tipo de vaso, e são indicadas para tal, como a jiboia, Peperonia, Hedera, Samambaias e Asplenio, por exemplo. Já dentre as plantas que necessitam de um pouco mais de iluminação, sendo o ideal, pleno sol, temos a Lambari, Trapoeraba roxa, Azaléias e Clúsia, por exemplo.
Instalação e Manutenção
O vaso possui um visor com uma tampa de silicone e outros 3 orifícios para a entrada da corda e entrada de água. Essas peças de silicone e as cordas são enviadas juntas em um pacote que acompanha o produto. São duas cordas que deverão ser alocadas nos orifícios. Além disso o vaso de parede da Horta Verde vida acompanha também o parafuso para alocar o seu vaso no local que você desejar. As cordas são alocadas nos orifícios indicados e então é necessário empurrar elas, até que atinja o fundo do vaso, pois é através dela que a água irá subir por capilaridade. É importante lembrar que o restante das cordas depois de alocadas devem ficar aproximadamente no meio do vaso e não na superfície dele, para evitar perder umidade para o ambiente.
Plantio
O plantio começa colocando uma camada de argila expandida, para você que adquire esse vaso com a Agromania, nós mandamos junto com o vaso um pacote de argila expandida como brinde. É importante lembrar que para áreas internas é recomendado inserir a tampinha do orifício para o excedente de água, que fica no fundo do vaso. Após isso é colocado um substrato que varia de acordo com o tipo de planta que será utilizada no vaso, temos substratos específicos para cada tipo de planta, como suculentas, bromélias, orquídeas, e também um geral que se aplica para a maioria das plantas e que contem bokashi em sua composição, atuando também como fertilizante natural.
Nesse caso não é necessário colocar a manta de bidim para separar as argilas do substrato, pois como a furação é bem pequena e o vaso já é auto irrigável, não corre o risco de o substrato vasar. Com o substrato já pronto é hora de alocar as plantas que você desejar em seu vaso, e por último encher o reservatório do seu vaso de parede da Horta Verde Vida.
Fica como opcional adicionar ainda uma cobertura para evitar da umidade do substrato sair, e essa pode ser de casca de pinus, casca de arroz carbonizada, chips de coco ou também casca de cacau.
Por fim, seguindo essas dicas e adquirindo o seu vaso de parede Auto irrigável da Horta Verde Vida, você pode adicionar um design diferenciado em qualquer parede e de qualquer ambiente, seja interno ou externo, com as diversas cores e texturas.