Tipos de Podas e suas Funções

13/01/2018 Dicas comentários
Imagem do autor Carlos Vieira
Carlos Vieira
Redator da Agromania

Conta-se que a poda de árvores nativas teve seu início há muito tempo quando se observava um burro comendo os ramos da árvore. A partir de então o homem passou a realizar podas nas árvores e aprimorar essa técnica. A poda pode ser realizada para se obter diversos resultados como por exemplo, dar vitalidade a planta, aumentar a produção frutífera também produzindo melhores frutas, adequar a planta (árvore) a um tamanho adequado ideal para o manuseio ou manutenções, alterar a natureza da planta quanto a produção de galhos ou ramos, adequar a planta a um formato desejado (como o estilo vaso, por exemplo), eliminar os galhos e ramos desnecessários, inconvenientes, doentes, mortos e até adequar a planta para se obter uma média de colheitas adequadas durante o ano. Dos objetivos destacados podemos destacar os quatro tipos de podas principais realizados em árvores frutíferas.


Poda de formação (Figura 1) – Também conhecida por poda de condução da planta, este tipo de poda tem por finalidade proporcionar a planta uma altura de tronco e estrutura de ramos adequados a exploração frutícola, podemos citar como exemplo desta poda o pessegueiro, pois o pessegueiro pode crescer até 5 metros dificultando a colheita do fruto, mas ao realizar a poda de formação consegue-se obter pessegueiros com altura máxima de 2,5 Metros, facilitando a colheita. Se a poda de formação for realizada corretamente possibilitará a copa dispor de harmonia, distribuição equilibrada, bem como arejamento e iluminação adequados.

poda formacao agromania

Figura 1

Ooda de frutificação (Figura 2) – Tem por finalidade melhorar a qualidade dos frutos e algumas vezes conter os ramos em exagero. Este tipo de poda possibilita controlar a produção da planta, evitando a produção acima do recomendado de frutos da planta (o que diminui a qualidade do fruto), garantindo a qualidade do produto final com frutos de maior qualidade e consistência.

poda frutificacao agromania

Figura 2

Poda de rejuvenescimento, reconstituição e tratamento (Figura 3) – Este tipo de poda tem por finalidade a retirada dos ramos doentes, praguejados, improdutivos e decrépitos ou ainda a reforma completa da copa renovando-a a partir das ramificações principais eliminando dessa maneira os focos de pragas e doenças. Esta poda é considerada radical e é normalmente realizada no transplante de avantajadas plantas frutíferas adultas e na renovação de terrenos com árvores frutíferas.

poda rejuventude renovacao agromania

Figura 3

Poda de limpeza (Figura 4) – É uma poda suave, que é feita de ano em ano em arvores frutíferas onde com a utilização da tesoura de poda se realiza o corte de um eventual ramo doente ou inconveniente. É uma poda aplicada a todo o tipo de planta adulta que necessitam de pouca poda como laranjeiras, macieiras, abacateiros, jabuticabeiras, entre outras.

poda limpeza agromania

Figura 4

Comentários